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Em tempos de crise aumentar os ganhos não é uma coisa tão simples. Para manter a saúde financeira precisamos pensar em diminuir despesas e otimizar recursos.

Com cada vez mais consultórios espalhados pela cidade, tem sido constante o crescimento da concorrência e isso às vezes nos obriga a segurar um pouco os gastos para não pôr em risco o consultório.
Mas, como cortar gastos e ajustar os custos sem comprometer a qualidade do serviço oferecido ao paciente e sem fazer cortes na equipe?

Separei algumas dicas para você com o objetivo de compartilharmos experiências e soluções: Analise bem as suas despesas: Antes de sair fazendo cortes com fornecedores, materiais de escritório, do consultório e até mesmo do básico do atendimento, faça uma análise de quanto você está gastando e com o quê.

Muitas vezes, você pode estar gastando muito com algo que julga ser barato, mas que na verdade é pouco usado. É importante ter atenção a essas coisas pequenas, pois quando você faz um levantamento das suas despesas anuais, pode estar investindo bastante em itens supérfluos.

Cuidado com os custos fixos: Alguns custos fixos como por exemplo, energia e água, podem ser diminuídos ao longo do ano se você usar lâmpadas que consomem menos energia ou se usar torneiras mais econômicas.

Evite também deixar seus pagamentos atrasarem. Além de ser chato perder prazos de boletos, você pode ficar desacreditado pelos fornecedores e até mesmo pelos bancos e agências de crédito, que aplicarão cada vez mais multas e juros a cada atraso, prejudicando assim a saúde financeira do seu consultório.

Avalie os métodos de compra de suprimentos: Quando falamos de fornecedores, pensamos logo em como podemos cortar os custos e ao mesmo tempo ter o melhor retorno possível, sem perder a qualidade do material e o suporte necessário para manter nosso negócio funcionando.

Procure sempre ter à disposição uma lista de fornecedores confiáveis, onde você possa encontrar qualidade, agilidade e atenção na entrega dos recursos. Ofereça sempre lealdade e indicações a amigos e colegas de profissão como uma moeda de troca para obter descontos quando possível.

Avalie seus parceiros e convênios: Fique atento ao custo de cada atendimento e avalie cuidadosamente o valor recebido por procedimento. O volume de atendimentos por vezes atrapalha mais do que ajuda, além de desgastar e depreciar toda uma estrutura montada para a realização do mesmo. Não esqueça que somos prestadores de serviço e não vendedores de um produto de prateleira. Sua mão-de-obra é valiosa e seu tempo precioso.

Sistematize os seus processos: Usar um software em saúde ajuda no controle do seu negócio e facilita a visualização real dos dados. Por mais contraditório que pareça, visto que de início você precisará investir em licenças ou mensalidades, é algo que te dará um retorno não só financeiro, mas também aperfeiçoará as rotinas da sua clínica.

Com essas dicas, certamente você poderá reduzir alguns gastos. Sei que nosso foco total são os atendimentos mas, tire um dia para analisar suas receitas e despesas cuidadosamente, além de pensar em como otimizar o seu tempo.

Quer saber mais? Entre em contato:

Email: luciano.lemos@medkey.com.br

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