Você, profissional de saúde, tem em sua rotina de trabalho pacientes que não comparecem as consultas? Você sabe o motivo disso acontecer?
Então, muitas vezes o paciente acaba esquecendo seu compromisso por ter outras atividades ao longo do dia, mas existem algumas ações que você pode fazer para evitar isso.
É importante ter o controle dessa situação, pois quando um paciente falta ele acaba ocupando o horário de atendimento de outra pessoa e consequentemente traz prejuízo para o consultório.
Veja alguns pontos que podem melhorar a frequência dos pacientes:
– Primeiramente, mesmo correndo o risco do paciente não aparecer, é importante ter o horário marcado e solicitar a ele que chegue 30 minutos antes. Dessa forma, você consegue ter uma noção se ele chegará a tempo ou não. Caso dê o horário, você já poderá chamar outro paciente que também chegará 30 minutos antes.
– Ter uma agenda muito “flexível” pode atrapalhar. Ter regras definidas para a remarcação ajuda o paciente a se policiar e evitar chegar atrasado ou faltar. A valorização do horário reservado para consultas deve estar muito bem assimilado também por sua equipe.
– Estabeleça um limite entre uma marcação de consulta e outra, assim você consegue evitar a sala de espera cheia. O transtorno ou desconforto pode ser outro motivo do paciente não querer voltar.
– Entre em contato com o paciente via telefone, sms ou email, no mínimo 48 horas antes, para lembrar a ele do dia e horário da consulta. Assim, consultas marcadas com semanas ou meses de antecedência serão lembradas e a falta poderá ser evitada. Utilize sistemas que já tenham essa rotina automática em seus agendamentos.
Perceba que a valorização de sua consulta não depende só do paciente, mas também depende da forma como você conduz o seu negócio. Quanto mais integrado ao atendimento, quanto mais ligação pessoal o paciente tem, maior a sua percepção do valor do tratamento e do valor do tempo reservado para ele com o profissional de saúde.
Quer saber mais? Entre em contato:
Email: luciano.lemos@medkey.com.br
Gostou? Clique abaixo, curta e compartilhe. Obrigado e até a próxima!