Qual a importância o feedback do meu paciente?
Um dos fatores que geram retorno de um cliente ao consultório é sem dúvida o pós-atendimento que você dará para ele. Sim, ele pode ter gostado da consulta, o valor pode ter sido acessível e ele pode ter motivos de sobra, mas para ele voltar (e não estou falando do retorno de um tratamento) a procurar a sua clínica você precisa mais do que isso. Você precisa se diferenciar no mercado. Mas como eu faço isso? Você dever estar se perguntando. A resposta é: personalize o atendimento ao seu paciente.
Agendamento e resultado de exames no site da clínica, isso a maioria já faz. Faça mais! Mande e-mail sobre revisões, lembretes via mensagem de texto sobre as consultas, mensagens de aniversário, pesquisa de satisfação, conversas informais tudo isso cria uma conexão com seu paciente. Mostre-se próximo a ele, forneça as informações que ele precisa, ofereça conteúdo relevante em suas redes sociais, ele certamente lembrará disso quando alguém pedir uma indicação.
Saiba dele o que está achando do atendimento na recepção, o agendamento on line etc. O simples fato de você demonstrar interesse já é um fator importante para o seu paciente. Lembre-se que ele é a base do seu consultório e esse relacionamento servirá como referência para amigos e familiares dele que precisem de atendimento.
Mas não basta ouvir o que eles dizem. Identifique os pontos positivos e negativos apresentados e faça as mudanças necessárias. Se ele sentir que sua crítica foi ouvida e atendida, visando sempre o melhor atendimento, estará então criado um laço de confiança entre vocês.
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