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Você já planejou o próximo ano do seu negócio?

O final do ano é o período ideal para planejar o ano que se inicia. Pensar em aspectos como aumentar o rendimento do negócio, torna-lo mais organizado e mais produtivo são alguns pontos principais.

Mesmo sabendo que sua clínica/consultório tem um propósito em específico que é atender pessoas, é preciso pensar nele também como um negócio. É preciso ter organização, corrigir erros que ocorreram no ano anterior, aumentar acertos, melhorar administração para gerar lucros e manter ativo o seu empreendimento.

O legal mesmo seria fazer anotações a longo prazo, observar ao longo do ano o que foi positivo e negativo para em uma última reunião planejar o próximo ano.

Mas, caso não tenha feito isso, sugiro sentar com sua equipe e fazer uma espécie de retrospectiva para tentar recordar o máximo possível do ano que passou e a partir daí planejar o próximo.

Veja as 4 principais dicas de como planejar o próximo ano da sua clínica/consultório:

– Analise o mercado: como citei acima, mesmo seu negócio tendo como principal propósito o atendimento humanizado, ele não deixa de ser um negócio e fazer parte de um mercado competitivo. Segmente e analise seus principais concorrentes, você não precisa se igualar a eles, até porque o que conta é ter um diferencial. Mas esse contato é importante!

– Faça uma lista segmentada: para não perder o foco e nem muito tempo, liste os principais temas que deseja discutir na reunião com sua equipe. Como citei acima, sentar com sua equipe e fazer uma espécie de retrospectiva é muito importante. Então, para discutir selecione temas como: atendimento, processos, financeiro, organização, etc.

– Execução: não faz muito sentido elaborar um grande planejamento anual e não colocar em prática, não é mesmo? Essa inovação segue a mesma linha da execução, não pense em coisas que sejam mirabolantes, mas sim, simples e eficazes. Não é possível levantar aqui uma estratégia que dê 100% certo para você, pois cada caso tem sua especificidade. O ideal é que você seja o criador dessa estratégia e a execute em seu negócio.

– Inove sempre: mesmo tendo um atendimento que funcione, a inovação é fundamental para fidelizar ainda mais os seus clientes e conquistar novos. Essa inovação segue a mesma linha da execução, não pense em coisas mirabolantes e sim simples e eficazes. Pense em detalhes que dê mais conforto ao seu paciente como: sistema integrado de atendimento, evitando que em cada consulta ele leve uma pasta de exames; agendamento de consulta simples e prático, podendo até mesmo ser feito online; um ambiente de relacionamento virtual, como um chat; etc.

Para implementar algumas dessas inovações, a dica é um software de gestão de clínicas/consultórios. Conheça a Medkey System que pode proporcionar isso e muito mais! https://www.medkey.com.br/

Um bom planejamento e um bom 2017!

 

Quer saber mais? Entre em contato:

Email: luciano.lemos@medkey.com.br

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