Essa técnica para se comunicar com seus pacientes funciona de forma simples, algumas frases ditas por sua equipe são adaptadas para que soem mais positivas.
Assim, os pacientes se sentem mais confiantes e confortáveis dentro do consultório ou por outros meios de contato. Isso faz aumentar as chances deles voltarem para futuras consultas.
Essa prática deve ser feita por todos de sua equipe, porém a secretária da clinica/consultório é a pessoa que mais vai aplicar essas técnicas no dia a dia.
Abaixo, listo algumas frases que servem de exemplo para mudar a comunicação da sua equipe para a “comunicação positiva”:
Substitua o “Eu não sei” por: “Só um minuto, eu não tenho essa informação, mas vou descobrir para você”, ou “ Assim que souber entro em contato”.
“Eu não sei” não pode ficar por isso mesmo, o não é uma palavra muito forte e ficar sempre com a negação pode fazer o paciente desistir do atendimento.
Substitua o “Eu não posso” por: “Não sei como funciona, mas vou procurar uma pessoa que resolva para você”, ou “Vou buscar as informações necessárias e solucionar para você.”
Mesmo que não seja seu forte, busque novas informações para solucionar o problema do paciente. Além de ter um retorno positivo, você aprende coisas novas e isso é muito bom.
Substitua o “Não tem horário disponível, só daqui a três meses” por: “Por enquanto não temos horário, mas posso pegar seu contato e retornar quando tiver horário disponível ou em caso de desistência.”
Para isso é importantíssimo ter um software de gestão para administrar de forma fácil esses contatos para dar retorno. Não adianta anotar em um papelzinho e não ligar nunca mais, isso é muito negativo.
Não existe segredo para colocar em prática a comunicação positiva.
Apenas deixe esse tipo de atitude se tornar um hábito em sua rotina de trabalho.
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