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Em primeiro lugar devemos diferenciar o envio de e-mails pessoais de disparos em massa com fins comerciais. Ainda é bastante comum ver profissionais de saúde usando seus e-mails instalados (Outlook, Thunderbird e suas variações) para enviar comunicados.

E por que isso é muito ruim? Por vários motivos! O envio do e-mail em si funciona muito pouco se não for monitorado. Precisamos saber e ter controle das aberturas, dos cliques e das taxas de rejeição para poder guiar estratégias que realmente sejam efetivas e não sermos chatos. Sem contar que podem – e em geral são – colocados nas blacklists de spam.

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz, quando usada corretamente. Portanto, é fundamental que você tenha uma boa ferramenta para criar e distribuir suas campanhas. Com elas, além de evitar que as pessoas não recebam a sua mensagem, você pode até criar filtros e focar no público-alvo adequado.

Além de segmentar sua base de envio e disparar os e-mails de forma ágil e segura, essas ferramentas criam relatórios pós-envio, para que você tenha controle do sucesso da campanha e possa otimizar os acertos e corrigir os erros.

Para o iniciante recomendo serviços online com ferramentas intuitivas e “templates” com boa usabilidade. Uso bastante o MailChimp, mas existem muitos outros serviços disponíveis: Icontact, Benchmark mail, Constant contact, Getresponse, Graphic mail, Vertical response, Dinamize, Virtual target, Exact target, Uolhost, Localweb. Pesquise aqueles que:

– Sejam serviços online e que tenham funções como: contagem de cliques, respostas, encaminhamentos, bounces (e-mails inválidos) e que integrem funções de redes sociais;

– Tenham versões iniciais gratuitas. Os custos geralmente são gratuitos até 2000 e-mails ou menos e ficam entre 10 e 500 dólares para volumes maiores. Como existem muitos serviços, é preciso pesquisar muito para encontrar o melhor custo benefício. No caso de uma pequena clínica ou consultório, os serviços online podem sim sair de graça e fazer o serviço de forma profissional;

– Tenham compatibilidade com o formato de seu site. Essa dica é importante porque existem diversos “plugins” do wordpress, por exemplo, que geram campos para captar e-mails e direcionar para listas específicas a depender do interesse do visitante.

Vale lembrar que o e-mail é um documento e deve fazer parte de uma estratégia bem desenhada. O envio sem um direcionamento apenas irrita quem está recebendo e você pode perder uma excelente ferramenta para comunicar seus serviços diferenciados e tirar vantagem competitiva no mercado. Para isso, tenha uma lista de e-mails qualificada e segmentada, captada no preencher da ficha de cadastro do paciente.

Pergunte se ele deseja receber seu conteúdo! De nada adianta enviar e-mails a quem não quer receber mensagens!

Seja educado, embasado e envie conteúdo pertinente para aproximar seus clientes.

Quer saber mais? Entre em contato:

Email: luciano.lemos@medkey.com.br

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