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Atualmente uma infinidade de recursos tecnológicos e digitais têm permeado a vida das pessoas nas mais diversas situações e segmentos profissionais. Infelizmente não temos mais aquela antiga opção de fazer ou não parte desta tendência, estamos cada vez mais conectados e a influência dessas ferramentas é inevitável e já estão incorporadas no nosso cotidiano.

Na área de saúde essas mudanças tem impacto diretamente na forma de gestão de clínicas e consultórios e na relação entre profissionais e pacientes. Um novo padrão de compartilhamento de conhecimento e divulgação, muitas vezes sem controle ou filtros de qualidade, revelam um poder antes manipulado apenas por grandes grupos de mídia.

As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Um ponto em comum entre os diversos tipos de redes sociais é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

O Facebook, com 1,5 bilhão de usuários ativos e 20 bilhões de acessos mensalmente; o Instagram, com 300 milhões de perfis cadastrados e quase 600 milhões de visitas mensais; o  Linkedin, com cadastro de mais de 340 milhões de pessoas; o Youtube com 1 bilhão de contas e o Twitter, que reúne 290 milhões de perfis são redes de sucesso bem conhecidas. Seus números dão uma boa dimensão do gigantesco potencial de divulgação e influência em públicos muito bem segmentados.

LIMITES ÉTICOS PARA O USO PROFISSIONAL

O marketing na área de saúde é regido como a própria atividade profissional, por princípios éticos. A prática deve ser usada para aumentar a credibilidade do profissional e seu consultório ou clínica, criando assim um diferencial no mercado em que atua. Para isso deve oferecer a maior qualidade possível, buscando o entendimento dos anseios do seu público-alvo numa linguagem simples e objetiva.

Em termos gerais, as ações permitidas são as de caráter informativo, podendo auxiliar a clínica na comunicação de novidades institucionais, como serviços disponibilizados na clínica, informação sobre os profissionais, bem como dicas de saúde relacionadas às especialidades atendidas. Vídeos, e-books, cartilhas, artigos, infográficos, manuais ou outros materiais podem ser compartilhados nas redes sociais.

REDES SOCIAIS MAIS USADAS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE

FACEBOOK e INSTAGRAM

O Facebook é um ambiente onde são compartilhadas informações, dicas, imagens, vídeos e muita conversa entre as pessoas que têm objetivos em comum. Por esse motivo é um espaço para a representação de empresas e instituições públicas que querem estar onde muitas pessoas estão.

O mesmo acontece com o Instagram, uma rede de compartilhamento de fotos e pequenos vídeos, acompanhados de legendas. O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos. Ambas as redes oferecem “plug ins sociais” que perseguem os visitantes nos sites visitados. Estes plugins se encarregam de influenciar o leitor com fotos dos amigos que avaliaram ou curtiram aquele produto ou serviço. É muito mais fácil um indivíduo tomar uma decisão se souber que pessoas que ele confia indicam ou referenciam um serviço. Esta ação tem sido o motivo pelo qual existem tantos aplicativos crescendo com pouquíssima publicidade a exemplo do WhatsApp, Easy Taxi e Instagram.

As clínicas podem fazer parte do dia a dia das pessoas através de postagens informativas, dicas rápidas sobre saúde, imagens e frases inspiradoras, convites para acessar o site da instituição e obter informações mais aprofundadas sobre um determinado assunto, acima de tudo deve criar relacionamento com os pacientes, mostrando que não é apenas dentro da clínica que é fortalecida a relação médico-paciente.

Algumas ferramentas de monitoramento das redes sociais publicam dados e estatísticas sobre o comportamento dos usuários de redes sociais e esses estudos mostram que existem dias e horários em que as pessoas estão mais atuantes nas mídias. Publicar conteúdos nessas ocasiões é a chance de conquistar um engajamento maior dos usuários.

No Facebook os melhores dias são terça e quarta-feira, durante a manhã e o meio da noite. A partir das noites de sexta-feira o volume de conteúdo compartilhado é menor. Já no Instagram os finais de semana são os que mais registram postagens, por ser uma rede que atrai justamente pelas atividades interessantes que os usuários estão fazendo e mostrando aos seguidores.

LINKEDIN

O Linkedin é uma rede de relacionamentos corporativos. Nela a presença é mais formal e as postagens devem falar sobre a parte institucional de sua clínica, aproveitando para divulgar os artigos e e-books criados pelo marketing de conteúdo.

O horário nobre, que registra maior tráfego de pessoas de negócio no Linkedin é de terças às quintas, antes das 9h e entre 17h e 18h.

YOUTUBE

O Youtube é a segunda ferramenta de pesquisa da internet mundial, perdendo apenas para o Google. É também uma rede social, porém a maneira de interagir é diferente das demais. Nele as pessoas fazem buscas para encontrar informação e conteúdos variados. Esta é a plataforma para publicar vídeos que divulguem sua clínica. Podem ser temas institucionais, imagens sobre estrutura da clínica e também sobre a participação dos profissionais da saúde em congressos e eventos específicos.

Para que os vídeos sejam encontrados de maneira mais fácil a classificação do material e os títulos dos conteúdos devem conter as “palavras-chave” do que está sendo divulgado, assim chegarão ao público alvo de maneira mais eficiente.

TWITTER

No Twitter as mensagens têm número limitado de caracteres, por isso é usado para respostas bastante objetivas e também serve para publicação de links com atualização do blog da clínica, por exemplo. O horário nobre de publicação nesta rede são durante as tardes, de segunda à quinta-feira.

IMAGEM É QUASE TUDO

A moda de compartilhar fotos, “memes” e imagens explodiu, principalmente entre os jovens. O Instagram é a rede social do momento, que tende a crescer e ser – ainda mais – uma pedra no sapato do Facebook, que há um tempo está saturado e sem grandes inovações, do ponto de vista estratégico. O poder de alcance de 56 vezes mais que o do Facebook deve-se ao fato de que o Instagram se baseia no instantâneo e as publicações não sofrem restrições pelo EdgeRank. O EdgeRank é o algoritmo do Facebook que analisa as publicações e decide o que vai, ou não, aparecer para cada usuário.

Apostar em conteúdo reduzido com imagens ilustrativas e vídeos curtos é o segredo para fazer sucesso nessas redes sociais, pois ao mesmo tempo em que comunicam de forma eficiente, incentivam o compartilhamento rápido entre os usuários, impulsionando a sua audiência.

FOCO NO CONTEÚDO

Não é novidade que o marketing de conteúdo tem se tornado o grande centro das atenções. Muitos usuários estão em busca de informações úteis, que possam solucionar problemas, demonstrar dados significativos e ainda serem precisas. Perfis focados naqueles que sabem o que e quando escrever receberão grande destaque. Atualmente fazer campanhas/postagens sem definir objetivos com clareza não é suficiente. As redes sociais mudam constantemente os seus algoritmos, com relação ao engajamento do conteúdo e das campanhas. Com isso, o alcance orgânico(aqueles que acontecem sem intervenção patrocinada/paga) dos posts e das próprias campanhas está ficando cada vez mais restrito, principalmente no Facebook e no LinkedIn. O alcance orgânico dos posts chegará a apenas 2% dos usuários.

MÃOS À OBRA

Nunca foram realizadas tantas atualizações nas configurações de todas as redes sociais e fica evidente que profissionais devem realizar um estudo minucioso para poder utilizar as redes sociais como canal publicitário, não se esquecendo de que é indispensável ouvir as necessidades dos usuários.

É importante destacar a importância da existência de um website bem desenvolvido, que será a base para o trabalho no meio digital. O uso das redes sociais é apenas uma das partes de uma estratégia digital bem feita.

Todas as ferramentas possuem interface simples e intuitiva para se trabalhar. Contudo a criação de conteúdo de qualidade e interessante muitas vezes requer criatividade, tempo dedicado e conhecimento específico de alguns softwares e estratégias de marketing para atingir máximos resultados e aumentar a eficiência de investimentos. Como precisamos focar em conhecimento na área de saúde e no bom atendimento, procurar orientação especializada representa economia e resultados mais previsíveis.

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