Informática médica, é o campo de estudo relacionado à vasta gama de recursos que podem ser aplicados no gerenciamento e utilização da informação biomédica, incluindo a computação e o próprio estudo da natureza da informação médica.
Com a crescente utilização de computadores em saúde, tornou-se crítica, na maioria dos países, a adoção de programas educacionais específicos, dirigidos tanto à formação de profissionais nesta área, em vários níveis, quanto ao treinamento dos estudantes e profissionais de saúde nas novas tecnologias de informação e suas aplicações.
Na Europa, esta preocupação existe desde a década dos 70, quando se iniciaram os primeiros cursos voltados aos setores acima mencionados. Mais recentemente, os esforços do continente têm sido orientados por recomendações e projetos especiais.
Se biologia significa literalmente ‘o estudo da vida’, e patologia significa ‘o estudo da doença’, então informática médica ou informática em saúde, significa o ‘estudo da informação na prestação de cuidados de saúde’. É o estudo racional da forma como pensamos os pacientes e da forma como são definidos, selecionados e evoluem os tratamentos. É o estudo da forma como o conhecimento médico é criado, moldado, partilhado e aplicado. Em última análise, é o estudo de como nos organizamos na criação e funcionamento diário das organização de prestação de cuidados de saúde.
As principais áreas de atuação são:
- Sistema de informação em saúde
- Prontuário eletrônico do Paciente
- Telemedicina
- Sistema de apoio à decisão clínicos
- Processamento de sinais Biológicos
- Processamento de Imagens Médicas
- Internet em saúde
- Padronização da informação em saúde
- Mineração de dados em informação médica
- Educação médica
- Avaliação de sistemas de informação
- Segurança informática em Saúde
A Informática Médica diz respeito à informação e como ela é capturada, usada e armazenada, e não ao equipamento que torna tudo isso possível. A distinção nem sempre é óbvia.
Porém, entendendo-se o seu significado, percebe-se que as relações e as propriedades de informação são tão importantes para a computação médica como o hardware é necessário para a sua distribuição. Isto é vital para entender o campo de informática médica e como ela impactará a computação médica no futuro.
Quer saber mais? Entre em contato:
Email: luciano.lemos@medkey.com.br
Gostou? Clique abaixo, curta e compartilhe. Obrigado e até a próxima!